Visita do Sindicato às Unidades Judiciárias de Colatina

O sindicato esteve na comarca de Colatina com o objetivo de ouvir os servidores. Durante a visita, foram discutidas questões críticas, como a falta de servidores, o adoecimento constante entre os servidores e a sobrecarga de trabalho. Além disso, foi identificado um problema sério em relação ao PJe, que não está parametrizado conforme a estrutura de cargos e suas competências. Essa situação é agravada pelo fato de que estagiários estão desempenhando funções de servidores, utilizando perfis de diretor de secretaria e assistente avançado.

Outro ponto preocupante é que nem mesmo os servidores efetivos possuem perfis adequados às suas funções no sistema. Por exemplo, analistas precisam utilizar o perfil de diretor de secretaria para assinar seus atos, evidenciando a falta de alinhamento entre as competências dos cargos e as configurações do PJe.

Em relação aos servidores da equipe multidisciplinar, também foram encontrados problemas quanto ao acesso e uso no PJe. A situação se torna mais grave na medida em que os servidores, além de estarem sobrecarregados com suas tarefas rotineiras, estão executando trabalhos fora de sua competência.

Aproveitamos a oportunidade para convidar todos os servidores a participarem da próxima assembleia geral, marcada para o dia 6 de setembro de 2024. Este é um momento decisivo para a nossa categoria, e a presença de todos é fundamental.

Aguardem o relatório da inspeção!