“A PEC 190/07 será votada amanhã (12/06) para termos uma maior margem de segurança para sua aprovação”, diz Henrique Alves

A Proposta de Emenda à Constituição – PEC190/07, que visa a criação de estatuto único para os servidores do Judiciário Estadual e Federal, foi pautada para a votação na sessão extraordinária desta terça-feira(11). Mas diante do número de parlamentares presentes no plenário da Câmara, o presidente da Casa, dep. Henrique Eduardo Alves, decidiu adiar para às 11h00 desta quarta-feira (12), para assim ter a segurança de sua aprovação.

Os dirigentes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados- Fenajud, juntamente com representantes dos sindicatos filiados de Alagoas, Paraíba, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia, estiveram no plenário até às 20h45. Horário em que Henrique Alves anunciou que a PEC190/07 iria à votação apenas amanhã.

A relatora da proposta, dep. Alice Portugal (PC do B- BA), fez uso da palavra e reivindicou ao presidente da Câmara para colocar em votação naquele momento: “Precisamos votar a PEC190, pois ela é de extrema importância para os servidores do Judiciário. Devemos acabar com a disparidade entre a Justiça federal e estadual”. Foi neste momento que Henrique Alves declarou: ” Entendo sua importância e por isto mesmo precisamos de uma maior margem de quorum para garantir sua aprovação”.

Opinião

Os dirigentes da Fenajud, e sindicalistas representantes de entidades filiadas à federação, ou melhor , “Gigantes” , “Grandes Guerreiros”, estes são os adjetivos ” mínimos ” que se pode atribuir a esses líderes sindicais, que desde a gestão de Maria José da Silva , “Zezé”, frente à Fenajud, lutam para fazer da PEC190/07 um sonho possível.

Nesta gestão da Federação retomaram os trabalhos em prol da proposta, de autoria da dep. Alice Portugal (PC do B- BA) e de relatoria do dep. Manoel Júnior (PMDB-PB). Proposta esta que visa acabar com a disparidade no serviço, com as inúmeras divergências estatutárias.

Estão todos de parabéns pela garra, pois a batalha não foi fácil. E, apesar do árduo caminho, hoje já existe algo concreto: amanhã a PEC190 entrará, novamente, na pauta de votação da Câmara e espero que eu, como jornalista e assessora de imprensa, e meus colegas também assessores de imprensa dos sindicatos filiados à Fenajud, possamos noticiar algo do tipo:” Maioria aprova PEC190/07″.

Presenciei, hoje, algo que foi comovente: o presidente de nossa federação, Valter Macedo, veio à Brasília doente. No intervalo dos trabalhos na Câmara ele foi hospitalizado. E, pasmem, saiu da unidade de urgência e voltou para o plenário para acompanhar os encaminhamentos da PEC190/07.

Sei que é um grande atrevimento opinar através deste meio, mas sim, sou Fenajud e sou à favor da PEC190. Como não ser? Como não fazer parte desta família democrática, desta entidade séria, respeitada? Como não se emocionar e como não criar expectativa diante desse cenário: sindicalistas atuantes, competentes, inteligentes, batalhadores… que lutam pela dignidade da categoria.