PEC190/07: “Darei o posicionamento do governo no prazo de duas semanas”, diz Arlindo Chinaglia

Grupo escalado pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados-Fenajud, para os trabalhos em prol da PEC190/07, que visa estabelecer o estatuto único dos servidores do Judiciário Estadual e Federal, teve dia agitado na Câmara Federal, em Brasília, nesta terça-feira (28). Lider do Governo, Arlindo Chinaglia, diz que dará um posicionamento no prazo de duas semanas.

Os diretores da Fenajud, Ednaldo Oliveira, Noestor Leite e Carlos Tadeu Teixeira, contaram com a participação e apoio do Sindjudiciário/ES, representado pelos colegas Adda Maria Machado e José Carolino Costa, e do Sindijus-MS, representado por Dionízio Gomes, formaram o grupo de trabalho que fecha o mês de maio no trabalho da PEC190, juntamente com o trabalho do assessor Parlamentar da Fenajud, Marcus Verlaine. O dia foi produtivo. Os representantes fizeram um balanço positivo das atividades desenvolvidas e dos resultados, principalmente da conversa com o líder do Governo Arlindo Chinaglia.

Os sindicalistas, na parte da manhã, pediram apoio aos parlamentares : dep. Manato (PDT/ES), dep. Camilo Cola (PMDB/ES), dep. Sueli Vidigal (PDT/ES), dep. Iriny Lopes (PT/ES), dep. Jorge Silva (PDT/ES), e o dep. Antônio Carlos Biffi (PT/MS), que demonstraram interesse de ingressar na batalha da Fenajud em levar a proposta à votação ainda no mês de junho.

O líder da bancada capixaba do PSB, dep. Paulo Folleto (ES), marcou, prontamente, uma reunião com o líder do PSB, Beto Albuquerque, que recebeu a Fenajud, à tarde, e comprometeu-se com a matéria.

Os sindicalistas conseguiram falar com a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) que está apoiando firmemente a PEC190/07, o que demonstra seu comprometimento com o diretor de comunicação da Fenajud, Bernardino Fonseca (RN), e com a federação. Fátima ligou para o gabinete do líder do governo, Arlindo Chinaglia, solicitando que o líder recebesse a Fenajud.

Os representantes da Fenajud dirigiram-se ao gabinete de Arlindo Chinaglia, que no momento encontrava-se no Plenário. Sua chefe de gabinete informou que a deputada Fátima já havia entrado em contato, e que veria a possibilidade de agendar. Mas, para não perder tempo, o grupo de trabalho dirigiu-se ao gabinete do vice- líder do governo Henrique Fontana, que estava em plenário e logo viajaria para seu Estado. Seu chefe de gabinete prometeu agendar outra data.

A vigília na Câmara Federal rendeu bons resultados, pois os sindicalistas ” finalmente” conseguiram conversar com Chinaglia. Os dirigentes sindicais explicaram “detalhadamente ” a PEC190/07. Chinaglia foi solícito e comprometeu-se: “Darei o posicionamento do governo no prazo de duas semanas”.

Após o encontro com o líder do governo, o grupo foi à liderança do PDT. O líder do PDT, dep. André figueiredo, recebeu a Fenajud e disse ser conhecedor da PEC190/07. Ele declarou apoio “incondicional” à matéria. Que pautará na próxima reunião de líderes. O parlamentar disse que o que for a favor do servidor, a Fenajud pode ter a certeza de que o PDT votará ” favoravelmente”.

O dia foi intenso e as atividades encerraram-se às 20h00. Para os sindicalistas, “o sonho da PEC190/07, que visa a criação de estatuto único para o judiciário Estadual e Federal, está a um passo de tornar-se realidade”.

A proposta é de autoria do então deputado Flávio Dino e da dep. Alice Portugal (PCdoB/BA) e tem como relator o dep. Manoel Júnior (PMDB-PB). A Fenajud tem a expectativa de que colocará a matéria em pauta de votação na primeira quinzena de junho.